Carreiras aos 50 anos

O conteúdo do vídeo está resumido no texto abaixo.


Quais carreiras e atividades podemos ter após os cinquenta anos? Podemos atuar como empregado de uma organização, como profissional liberal, empreendedor e até podemos somente nos dedicarmos à família. Claro que é relevante falarmos sobre os desempregados nessa fase e os aposentados. Reflexões para cinquentões e jovens que, certamente chegarão à fase dos 50 anos.

Para qualquer atividade em qualquer momento da vida, necessitamos praticar a reinvenção, a renovação do que se faz, a busca da especialização.


O 50tão empregado tem algumas possibilidades de movimento de carreira aos 50 anos:

- buscar novas posições horizontais e verticais na organização em que está atuando;

- buscar uma recolocação no mercado, "vendendo" sua experiência:

- empreender (muitas vezes colocando seus hobbies em prática);

- aposentar-se (claro, que se tiver dentro das regras vigentes de aposentadoria).


Para o profissional liberal valem as mesmas três últimas considerações...Sim, acompanhei casos de muitos profissionais liberais que buscaram recolocação depois de que fatores internos e externos influenciaram nessa decisão.


Para quem já está empreendendo e quer uma mudança na carreira, cabe aqui falar sobre a possibilidade de buscar recolocação, de aposentar-se (se estiver de acordo com as regras de aposentadoria).


Para o desempregado, as opções vão desde buscar uma recolocação, empreender (e tenho acompanhado excelentes empreendimentos acontecerem motivados por demissões), aposentar-se (se for o caso) ou mesmo dedicar-se integralmente à família nesse momento (gesto sublime e de profundo aprendizado).


O aposentado pode manter seu "Dolce Far Niente", se desejar e se seu ganho permitir. No entanto cabe aqui uma ressalva à paralisação abrupta e à falta de exercícios cerebrais e físicos (fatores que, cientificamente colaboram para a chegada do Mal de Alzheimer). Portanto, apesar de aposentado, cabe talvez um trabalho um pouco mais leve, a possibilidade de empreender, de aprender algo, de fazer arte.


O segredo consiste ainda na prática da reinvenção, da renovação do que se faz, a busca da especialização.


Se a pessoa tiver mais de 50 anos e tiver passado sua vida inteira dedicada à família, digo que existem as possibilidades de:

- buscar uma recolocação no mercado, "vendendo" sua experiência:

- empreender (muitas vezes colocando seus hobbies em prática);

- aposentar-se (claro que pode!, Existe uma regra especial para a aposentadoria dessas pessoas. Claro que sempre com alguns anos de contribuição).



30 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Dia do Idoso

Dia 01/10 foi dia do idoso... e nos enviamos esse mailing aqui para nossa base e acabamos nos esquecendo de publicar por aqui... coisa de idoso? Idosa era minha bisavó!!! Talvez um dia seja pouco pert

© 2019 por BLOG DO CINQUENTÃO

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+