O que é ser 50tona / 50tão?

A sociedade, de uma maneira geral, costuma criar rótulos e isso é sabido por todos nós.

Já li matérias que discutiam qual DE FATO é a idade limite para começar a famosa “terceira idade”. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, terceira idade é a fase da vida que começa aos 60 anos, nos países em desenvolvimento e aos 65 anos nos países desenvolvidos. Claro que isso tem um caráter de segmentação (não estou falando de segregação, senão a discussão vai longe...), no entanto, conheço muitos sessentões mais enxutos que muita garotada de 30 anos. Você é um deles?

Venham comigo antecipar alguns anos na nossa linha da vida... Pra muitas empresas, empregos e até socialmente, pessoas com 50 anos são discriminadas, já sofrem certo preconceito ao serem contratados, inseridas em certos contextos sociais. Isso é um tremendo absurdo! (continua abaixo da imagem)

Aos 50, estamos no auge da nossa plenitude física, emocional e intelectual. Não, não podemos ser chamados de “idosos” nessa fase. Estamos é no auge da nossa capacidade!

Muitas empresas não perceberam ainda isso, mas é exatamente aos 50 que nós, 50tonas e 50tões, temos uma enorme bagagem de vida, de experiências vividas de fato (e não lidas em posts de redes sociais ou com expressões em Inglês decoradas de uma serie da Netflix ou de uma apostila do “corporatives” moderno...).

Vou além: aos 50 temos todo um equilíbrio emocional desenvolvido para devolver respostas nas horas certas, usar a “sintonia” entre as pessoas para conduzi-las e inspirá-las a realizar algo. É quando perdoamos mais e aprendemos a respeitar diferenças...

Aos 50, muita “água já rolou”, mas temos muita, muita, muita “lenha pra queimar”! E esse auge é delicioso, porque enxergamos o mundo de um andar mais alto, como se alcançássemos a plenitude e podemos fazer até um certo balanço ao olhar pra trás: “ok, o que foi legal? O que eu deixei de fazer? Então, o que eu DEVO e QUERO fazer agora?”

50tonas e 50tões: não somos idosos... não estamos na “terceira idade”... nem sei se devemos falar que estamos na famosa “melhor idade”, porque vai ter gente que vai empurrar a gente pra muito mais pra frente e não é isso que queremos...

Na minha opinião, devemos encher o peito e dizer : “Sim, somos 50tonas e 50tões com muito orgulho!”

E a construção do caminho a seguir nunca dependeu tanto de nós mesmos!

Bora ser feliz, bora realizar, bora viajar, bora sorrir, bora empreender, bora caminhar, bora ter orgulho da sua própria jornada até agora e construir uma nova com muito mais leveza!

0 visualização

© 2019 por BLOG DO CINQUENTÃO

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+